Como Criar um Blog é a pergunta a ser respondida nesse artigo.
Já é sabido que criar um blog dá muito trabalho. Trabalho árduo.
É preciso pesquisar novas ideias de artigo. Escreva o conteúdo. Definir cronograma de postagens. Planejar a divulgação desse conteúdo seja nas redes sociais ou para lista de e-mails, planejar parcerias e assim por diante.
O triste é quando depois de todo esse trabalho árduo para criação de um blog, você se dá conta de que os esforços não estão a dar resultados.
Nesse momento vem a dúvida em forma de perguntas/afirmações como:
É preciso mais trabalho!?
Escreva mais!?
Promover mais!?
O que fazer?
O ponto é que os benefícios de se criar um blog podem ser tremendos.
Um blog pode gerar tráfego orgânico, ajudar na construção de sua autoridade e no aumento de vendas.
Ele é peça fundamental no que chamamos de ambiente persuasivo bem explicado pelo Conrado Adolpho no vídeo abaixo.
15
COMPARTILHE
Compartilhe!Tweet Isso!Comece Aqui!
Nesse contexto, como criar um blog de negócios de sucesso? Como você pode envolver, fidelizar seus leitores? Gerar negócios? Sem ter que trabalhar como um burro de carga para isso?
Na publicação do blog de hoje, vou compartilhar com você os melhores conselhos para simplificar a criação de conteúdo, o engajamento de seus leitores, a atração de potenciais clientes e muito mais.
Parece bom?
Já quero iniciar com dicas rápidas acerca de produção de conteúdo para o seu blog.
Como melhorar, potencializar a sua criação de conteúdo
Crie um cronograma de publicações. Planeje sua produção de conteúdo de forma que funcione para você e para seus leitores. Não se ponha em apuros se sobrecarregando, você não é obrigado a publicar diariamente, mas não pode se dar ao erro de publicar mensalmente.
Tenha uma lista de idéias de blog. Sempre que receber perguntas de sues visitantes, adicione-as à uma lista. Esta iniciando? Vá buscar isso nos comentários de outros blogs.
Faça um planejamento prévio de suas postagens. Isso vai evitar que se disperse na produção de seu conteúdo e ainda fará com que ganhe tempo.
Siga modelos de escrita. Não reinvente a roda. Não desperdice seu tempo criando novos modelos. Siga os modelos que já são testados e que já provaram sua eficácia.
Tenha sempre uma publicação substituta para publicação. Nunca se sabe o que pode acontecer. Imprevistos podem acontecer e sabendo disso é inteligente que se coloque a frente dos mesmos. Tenha um plano b, assim, se algo acontecer terá o que publicar.
Potencializar o processo de produção de conteúdo é bom (claro!).
Mas não faça do desafio da criação de um blog uma corrida de 100 metros.
Criar um blog é uma maratona.
Se cometer o erro e encarar essa jornada como um tiro de 100 metros, o que vai conseguir é frustração e nada mais.
Entenda que um blog deve ser criado com o único objetivo de ajudar pessoas. Nada diferente disso.
Vamos dar uma olhada nos passo de como criar um blog para ajudar pessoas?
Como criar um blog e encantar os leitores com seu conteúdo
Se criou um blog focado em espalhar suas mensagens de vendas, sinto informar, mas vai sofrer para encontrar leitores. Dificilmente vai conseguir encontrar e muito menos fidelizá-los.
Com esse Mindset, seu blog vai ser nada mais que uma voz solitária sussurrando silenciosamente no vento sem nenhuma atenção.
Pense comigo!
Acha mesmo que as pessoas estão interessadas na sua mensagem de vendas?
A maioria das pessoas não estão interessadas em suas mensagens de vendas.
A maioria delas nem sequer estão interessadas em sua empresa.
Eles querem saber o que tem para eles. Qual é o problemas deles que você pode resolver. E ainda mais, em quanto tempo isso pode acontecer? E quanto menor for esse tempo, melhor.
Mais como criar um blog para resolver problemas?
Preste a atenção!
Se deseja gerar negócios com seu blog, pare de pensar como um vendedor e comece um agir como o mentor do seu leitor … Comece a pensar com o mindset de cuidado com o seu leitor. Como uma mãe zelosa que briga pelo seu filho.
Percebe?
Confira pontos indispensáveis:
Conheça seu público melhor do que ele mesmo se conhece. Entenda suas necessidades, seus desejos e sonhos mais ocultos. Saiba sobre o que está lhes gerando sofrimento. Só assim poderá os ajudar.
Defina um objetivo e foco claro para seu blog. Decida “Quem” você pode ajudar a conseguir “O que”.
Aqui no Consultor Afiliado, por exemplo, o objetivo e ensinar os passos necessários para criação de um negócio digital como afiliado do zero.
Fuja de perseguir cliques apenas. Escreva para seus clientes, para pessoas, não para atrair cliques por cliques.
Estude os mestres. Saiba o que torna o conteúdo chato ou fascinante ao analisar outros postagens de blogs bem sucedidos.
Escreva somente quando tiver um objetivo. Nem pense em escrever por escrever. Será perda de tempo.
Um vendedor está sempre preocupado com achar a próxima vítima.
Ao contrário do mentor que se preocupa com seus alunos. Ele quer Ajudar. Ele objetiva promover uma transformação. Ele trabalha na grande maioria das vezes pelo nós, por uma causa e isso faz toda a diferença.
Tome o papel do mentor em seu blog e você irá gerar mas autoridade, mais tráfego orgânico e consequentemente, maior número de vendas.
Como criar um blog de leitura obrigatória
Há de concordar que a web já está cheia de conteúdo.
Para criar um blog de leitura obrigatória, você precisa defender algo. Você precisa se tornar uma autoridade em seu mercado e/ou nicho de atuação. Você não pode simplesmente produzir mais do mesmo, pois assim, será somente mais uma agulha no imenso palheiro chamado web.
Os seguintes passos são os mais importantes, quiçá indispensáveis a criação de sua autoridade online:
Tenha uma opinião forte. Os verdadeiros líderes não têm medo de dizer o que pensam.
Seja épico e surpreendente. Sempre adicione valor. A cada publicação do blog que você publica. Com cada parágrafo que você escreve.
Entregue conteúdo épico gratuitamente. Escreva tutoriais detalhados e tentadores. É assim que você ganhará links para seus sites e audiência fiel.
Faça citações e convide especialistas do seu mercado para participarem de seu blog. Isso mostrará que você conhece seu nicho de mercado e tem ligação com os integrantes dele.
Seja claro e objetivo. Explique suas idéias com palavras simples.
Use exemplos e estudos de caso. Eles mostram sua compreensão aprofundada de um tópico, e eles animam, enriquecem seu conteúdo.
Quando você compartilha suas dicas de forma generosa, os potenciais clientes que encontram seu blog terão maior possibilidade de comprar seu produto.
Isso acontece devido a reciprocidade, pois nós seres humanos temos a tendência de retribuir aquilo que fazem por nós.
Um amigo do seu filho chamou seu filho para o seu aniversário. Quando seu filho fizer o seu, provavelmente vai chamar esse amiguinho, certo?
Sua amiga te convidou para ser madrinha de casamento dela. Agora você vai casar… quem vai chamar para ser sua madrinha de casamento?
Isso não é uma regra, mas tendemos a retribuir. Use isso ao favor do seu negócio.
Como manter seus leitores viciados semana após semana
Você não faz amigos de pé em um pedestal, dando palestras por dar palestras. É preciso demostrar interesse.
Se você faz isso em seu blog, o máximo que conseguirá será aumentar a distância entre você e sua audiência.
Mantenha seus leitores cativados por energizá-los, motivá-los e inspirá-los. Seja um verdadeiro mentor.
Gere empatia em seus leitores. Descubra e entenda os problemas que os fazem sofrer e os promova soluções.
Não desperdice suas dicas mais valiosas com subtítulos monótonos. Escreva subtítulos fortes que despertem curiosidade, prometam um benefício ao ler a próxima seção.
Permita que os leitores conheçam você. Compartilhe um pouco de sua vida, mas sem perder o foco e o equilíbrio.
Quer um exemplo?
Eu gravei um mini treinamento sobre objeções de compra. Nesse treinamento, eu falo um pouco dos imensos desafios que enfrentei na minha vida particular como depressão e perda de minha querida vó.
Lógico que contei um pouco de minha história pelo fato do conteúdo da aula em questão ter relação, ou seja, o exemplo que dei tem relação com o assunto abordado na aula.
Ficou curioso?
Esse treinamento se chama “Por que dizemos não” e você pode realizar a sua inscrição clicando aqui.
Faça perguntas sobre seu conteúdo. Isso faz com que os leitores sintam que você está tendo uma conversa, além de perceberem sua preocupação para com eles.
Ja que é bom fazer perguntas aos leitores, o que está achando do conteúdo? Quero saber sua opinião!
Inspire seus leitores. Seu último parágrafo deve ser usado para inspirar e gerar curiosidade no seu leitor. Por que não? Desde que usado com equilíbrio é uma boa opção.
Trate seus leitores como amigos. Recompense-os dando uma dica a mais em cada uma das suas postagens de blog. Seja generoso.
Faça suas ideias se fixarem na cabeça de seus leitores. Você faz isso utilizando o poder da história.
Lembra quando você era criança que sua mãe contava histórias? Eu adorava quando minha vó me contava histórias.
Me lembro como se fosse hoje a história do soltador de pipas e do zé durão um mendigo gente boa que minha contava com maestria. Lembranças boas.
Lembrou ai das histórias que ouvia quando criança? Conta lá nos comentários, vou adorar saber.
Crie una voz única. Você quer que os leitores voltem para “ouvir” você … Coloque eles em jornada.
Quando suas postagens faltam personalidade, você se torna apenas mais um e é mais facilmente trocado por qualquer outro blogueiro em seu nicho de atuação.
Seduza os leitores do seu blog com sua própria voz. É assim que você ganha uma audiência apaixonada.
Como espalhar suas idéias
Criar um blog para ganhar “clientes” não é como vender balas.
Você não deve focar a venda. Você deve focar o início de uma conversa. Seu blog pode ajudar-lo a conquistar clientes, mas não espere toneladas de vendas simplesmente escrevendo alguns artigos desconexos e pobres no que diz respeito a relacionamento e real entrega, real interesse de ajudar na solução de um problema.
Como aumentar seus leitores e espalhar suas ideias:
Inicie uma lista de e-mail. Com o tempo, sua lista de e-mails direcionará o maior tráfego para seu blog.
Forneça valor genuíno aos assinantes. Você pode fazer isso com uma série de auto-responder ou seja, uma sequência de e-mails com conteúdo de extremo valor.
Que tal entregar algo gratuito como um manual em pdf ou um mini-treinamento em vídeo aula como o meu sobre objeções de compra? Dessa forma você cria relacionamento e vínculo com seus leitores.
Incentivo os leitores a clicar em seus postagens. Com a quantidade de conteúdo existente na internet hoje, é fácil de seu leitor dispersar durante a leitura de seu texto fazendo com que saia sem tomar a ação desejada. Por isso a importância de incentivar seu leitor a tomar a ação desejada.
Destaque um problema que eles reconhecem, e prometa uma solução em sua postagem do blog. Nós seres humanos, estamos sempre em fuga da dor em direção ao prazer, ou seja, estamos sempre na busca da solução de nossos problemas. Se sua postagem mostra que existe um problema ( faz seu leitor identificar seu problema ) e ainda mais, mostra uma possível solução, sem sombra de dúvidas a retenção de leitores e a viralização desse conteúdo será maior.
Otimize seus postagens para SEO. Em outras palavras, otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca orgânica.
Não sabe o que é SEO? Indico que leia o artigo Resultados Rápidos com SEO: Guia para geração de resultados rápidos com SEO – Parte 01.
Crie uma lista de seleção de compartilhamento social. Envolva seu público em suas redes sociais favoritas. Não cometa o erro de querer estar presente em todos os lugares.
Faça Guest Post para aumentar o seu público. É uma maneira eficiente e mais rápida de aumentar sua autoridade e ganhar audiência.
A verdade sobre blogs de negócios
Você pode trabalhar duro para criar seu blog, escrever belas postagens e atrair visitas gerando tráfego através do SEO…
… Mas as chaves para o sucesso do seu blog de negócios contínuo passam por:
Não tem medo de ser diferente.
Não tem medo de ser opinativo.
Não tem medo de ser você mesmo.
Deixe sua personalidade brilhar e escreva com paixão. É assim que você conseguirá criar um blog que atrai e fideliza leitores gerando com isso vendas.
Abraços!
Alessandro Barros